quinta-feira, 5 de julho de 2012

Dragagem e derrocagem na Baía de Vitória, enfim, vão começar

Andréa Margon

Assinado, na tarde desta quinta-feira (05) a ordem de serviço para as

dragagem e derrocagem da Baía de Vitória. Unânimes, os presentes estavam meio que aliviados com o “enfim vai acontecer”. Segundo o ministro dos Portos, Leônidas Cristino, a obra deverá ficar pronta em 15 meses.

Auditório lotado na Cia. Docas do Espírito Santo (Codesa) e mesa formal com o ministro Leônidas Cristino, da Secretaria Especial de Portos (SEP); o governador Renato Casagrande; o prefeito de Vitória, João Coser; o presidente da Codesa, Clovis Lascosque; a deputada federal, Rose de Freitas; e a deputada estadual, Luzia Toledo.





Todos os discursos iniciaram com um “até que enfim”. E os elogios foram acontecendo em especial ao Governo Federal que, segundo a deputada Rose de Freitas, não tem deixado do Espírito Santo na mão. Mas, fez ressalva: “o estado precisa de solidariedade do Governo Federal. O Espírito Santo tem tudo de bom e especial. Só precisa de união dos diversos segmentos”.

João Coser, prefeito da capital capixaba, disse que o sistema portuário faz parte da cidade e que o Governo Dilma sempre está presente através do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).


Cristino, ministro da SEP, falou da importância do sistema portuário brasileiro e disse que o Governo Dilma prioriza a eficiência, por isso tem investido em diversos estados nesse sentido, principalmente na infraestrutura.



Renato Casagrande, governador do ES, fechou todas as falas ressaltando que “nunca o sistema portuário do estado recebeu tantos investimentos e crê que o setor aeroviário do estado, em breve, irá merecer tratamento semelhante.



Obra


A obra, orquestrada pela Secretaria Especial de Portos (SEP), conta com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento I (PAC I) e está orçada em R$ 108,8 milhões.


A assinatura da Ordem de Serviço está marcada para às 14.30h, no auditória da Companhia Docas do Espírito Santo (CODESA), e contará com a presença do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande. Mas, tem empresário que em uma das grandes redes sociais manifestou, ontem (04), seu lamento por ter sido comunicado de última hora e não poderá participar do evento, tão esperado.

Neste contrato está previsto a retirada de 1,8 milhão de metros cúbicos de sedimentos, 115 mil metros cúbicos de derrocagem (retirada de rochas submersas) e posteriormente, a manutenção por mais dois anos de 502 mil metros cúbicos, nos 7,5 km do canal.


Atualmente, devido ao baixo calado, de 10,5 metros, o Porto de Vitória trabalha com capacidade reduzida. Com a obra, que irá aprofundar o canal a bacia de evolução para 14 metros, o porto poderá receber embarcações de até 244 metros de comprimento e 12,5 metros de calado.


De acordo com a Secretaria de Portos, o aumento no volume de cargas movimentadas no Porto de Vitória será perceptível em curto espaço de tempo, já que as obras terão início na pela bacia de evolução e nos berços de atracação.


Investimentos

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O Governo Federal, por meio da SEP, está investindo os seguintes valores para as obras e projetos portuários no Espírito Santo, com recursos provenientes do PAC:

- Obras de Contenção e Ampliação do Cais Comercial do Porto de Vitória – R$ 133,4 milhões

- Construção de Berços nos Dolfins do Atalaia com Retroárea no Porto de Vitória (ES) – R$ 140 milhões

- Pátio de Estocagem para Carga Pesada no Cais Comercial – R$ 40 milhões

- Estudos e Projetos para Implantação do Porto de Águas Profundas (ES) – R$ 20 milhões

- Implantação do Sistema de Apoio de Gestão de Tráfego de Navios – R$ 2 milhões

- Implantação do Sistema de Apoio ao Gerenciamento da Infraestrutura Portuária – R$ 750 mil

- Implantação de Sistema de Carga Inteligente e Cadeia Logística Inteligente – R$ 1,5 milhão.



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