quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Mobilizações a vista


Andréa Margon

No artigo anterior, “Enquanto Seu Lobo não vem”, Planeta Porto falou que os envolvidos no segmento portuário caminhavam estrada a fora. E o começo da “caminhada” já mostra mobilizações. Nesta quarta-feira (29), lideranças sindicais e trabalhadores de base se reuniram e começaram a traçar as estratégias para o enfrentamento as novas medidas Palacianas que estão por vir.


O Governo Central, através da Antaq, já redigiu documento que modifica o texto da Lei dos Portos (8.630/93). Fala na extinção dos Conselhos de Autoridade Portuárias (Caps) locais, extinção dos Órgãos Gestores de Mão de Obra (Ogmos) e na extinção dos trabalhadores portuários avulsos. Até parece um genocídio.

Os trabalhadores portuários já mostram que o embate não será fácil, para ambos os lados. Eles não pretendem deixar a “coisa” acontecer de forma unilateral e já montam os primeiros passos para o enfrentamento. Um cronograma, inicial, de ações foi elaborado e conta com encontros com personagens de diversas esferas, como a ministra da Casa Civil da República, Gleisi Helena Hoffmann, marcado para o dia 05 de setembro.
 

Confira o cronograma de ações da Intersindical da Orla Portuária ES, sobre o Pacote dos Portos, do Governo Central:

Até 04/09/2012 = fazer documento, com posicionamento do Espírito Santo, sobre mudança na legislação portuária e organização de mão de obra avulsa;

Dia 05/09/2012 = reunião com ministra da Casa Civil da República, Gleisi Helena Hoffmann;

Dia 11, 12 e 13/09/2012 = reunião com o Ministério Público do Trabalho (MPT), em Salvador (BA) - Dr. Ronaldo Curado Fleury e Dr. Gláucio de Oliveira;

Até dia 17/09/2012 = realização de assembleias de mobilização e informação, sobre o Pacote do Governo;

Dia 18/09/2012 = possibilidade de realização de uma Plenária Nacional, dos trabalhadores portuários avulsos.

Nenhum comentário: