quinta-feira, 4 de outubro de 2012

É ou não é?


Andréa Margon
Estado de greve. Esta é a condição dos trabalhadores portuários de todo o Brasil – avulsos e vinculados. A medida foi deliberada pelas três federações (Fenccovig, FNP e FNE) recentemente, por conta do ”pacote para os portos” que, ainda, não foi divulgado pelo Governo Central, mas já sofre com especulações sobre seu conteúdo. Há quem afirme que o texto fala em fim, progressivo, do trabalho portuário avulso no país, tal qual no exterior, principalmente na Europa.
 

Mas, qual a similaridade entre Antuérpia, na Bélgica; Roterdã, na Holanda; e Hamburgo, na Alemanha com o Brasil? Segundo Bernardo Figueiredo, presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), mais um rebento, recém-nascido, do Governo Central o sistema portuário brasileiro é diferente, mas não é muito distinto. É ou não é?
Figueiredo (me dá arrepios a lembrança do passado) visitou esses portos e considera que são referências para o Brasil. “Todos os portos lá são operados pela iniciativa privada, mas é o poder público que os organiza, gerencia e planeja. Não é um modelo muito distinto do nosso". É ou não é?
Mas, enquanto o “pacote para os portos” não vem (lembrei do Seu Lobo) as especulações correm a solta. Disse que viu e disse que leu andam de norte a sul e um dado é unânime: a iniciativa privada é o regente da orquestra que pode – e muito – mudar o destino dos portos públicos brasileiros.

Nenhum comentário: