terça-feira, 16 de outubro de 2012

Alguma coisa com as eleições?

Andréa Margon

Superporto do Espírito Santo. São cerca de seis anos do lançamento da idéia, por parte dos trabalhadores portuários capixabas, e nada até agora. Recentemente, a mídia local volta a falar sobre o tema com informações, nada precisas, sobre a tão debatida localização. O “cabo de guerra”, agora, tem em suas pontas dois municípios – Vila Velha e Vitória. Outro tema em suspense é o pacote para os portos. Inicialmente previsto para se tornar público em setembro, teve a data adiada para outubro – vale lembrar que o mês, ainda, não acabou. Alguma coisa com as eleições?




Os temas são de grande interesse do setor de comércio exterior nacional. Mas, o que faz com que se leve tanto tempo para o anúncio final dos dois pontos? Será que estão esperando o segundo turno das eleições municipais para, finalmente, socializarem o que (segundo bastidores) já está mais que definido? Se for verdade, o que aconteceu com o discurso presidencial de que prima por administrações técnicas?

Bem, vamos falar, primeiramente, ao Superporto do ES. Neucimar Fraga, prefeito “canela verde” (Vila Velha) não está acompanhando, com tanto afinco, a disputa nos últimos tempos. Preocupado com a reeleição, faz campanha pelo município. Já João Coser, prefeito da capital capixaba, anuncia que está, praticamente, certo que o empreendimento será construído em Ponta de Tubarão, ou seja, Vitória. O lançamento público está marcado para o dia 29 de outubro – dia seguinte do segundo turno das eleições municipais.

O pacote para os portos está guardado sob sigilo de Estado. Planeta Porto já falou sobre as consequências de uma possível entrega, a iniciativa privada, da administração das Cias. Docas. Os pequenos e médios empresários estão contra. Contudo, os grandes estão radiantes frente a concretização de uma das suas maiores reivindicações.

Marcado para setembro e adiado para outubro, o pacote para portos tem que aparecer. Quem sabe ele acompanha o calendário eleitoral, tal qual o anúncio oficial da localização do Superporto do Espírito Santo?

Um comentário:

reinaldo martinho da silva disse...

o que eu sei e que nois portuarios estamos nas maos dos empreserarios, dilma fez por eles o que fernando henrrique nao fez, vai dar liberdade p eles (empresarios)buscarem mao de obra fora do sistema. e so aguardar o fim das eleiçoes para ver o resultado que todo mundo ja sabe