quinta-feira, 5 de julho de 2012

Agora, vai


Andréa Margon


Agora, vai. Ministro dos Portos, Leônidas Cristino, estará em Vitória hoje (05). Ele vem assinar a ordem de serviço para as dragagem e derrocagem da Baía de Vitória. Ao que tudo indica essa “novela” do draga não draga vai ter andamento.







É que depois de anos, com percalços enfrentados, o aprofundamento do canal de acesso ao complexo portuário de Vitória e Vila Velha deve sair do papel.


A obra, orquestrada pela Secretaria Especial de Portos (SEP), conta com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento I (PAC I) e está orçada em R$ 108,8 milhões.


A assinatura da Ordem de Serviço está marcada para às 14.30h, no auditória da Companhia Docas do Espírito Santo (CODESA), e contará com a presença do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande. Mas, tem empresário que em uma das grandes redes sociais manifestou, ontem (04), seu lamento por ter sido comunicado de última hora e não poderá participar do evento, tão esperado.


Neste contrato está previsto a retirada de 1,8 milhão de metros cúbicos de sedimentos, 115 mil metros cúbicos de derrocagem (retirada de rochas submersas) e posteriormente, a manutenção por mais dois anos de 502 mil metros cúbicos, nos 7,5 km do canal.


Atualmente, devido ao baixo calado, de 10,5 metros, o Porto de Vitória trabalha com capacidade reduzida. Com a obra, que irá aprofundar o canal a bacia de evolução para 14 metros, o porto poderá receber embarcações de até 244 metros de comprimento e 12,5 metros de calado.



De acordo com a Secretaria de Portos, o aumento no volume de cargas movimentadas no Porto de Vitória será perceptível em curto espaço de tempo, já que as obras terão início na pela bacia de evolução e nos berços de atracação.



Recursos das diversas obras:

O Governo Federal, por meio da SEP, está investindo os seguintes valores para as obras e projetos portuários no Espírito Santo, com recursos provenientes do PAC:

- Obras de Contenção e Ampliação do Cais Comercial do Porto de Vitória – R$ 133,4 milhões

- Construção de Berços nos Dolfins do Atalaia com Retroárea no Porto de Vitória (ES) – R$ 140 milhões

- Pátio de Estocagem para Carga Pesada no Cais Comercial – R$ 40 milhões

- Estudos e Projetos para Implantação do Porto de Águas Profundas (ES) – R$ 20 milhões

- Implantação do Sistema de Apoio de Gestão de Tráfego de Navios – R$ 2 milhões

- Implantação do Sistema de Apoio ao Gerenciamento da Infraestrutura Portuária – R$ 750 mil

- Implantação de Sistema de Carga Inteligente e Cadeia Logística Inteligente – R$ 1,5 milhão.




2 comentários:

Ronaldo Gestor disse...

Com relação a profundidade do canal é nescessário mesmo que infelizmente o porto de Vitória esta com sua vida util reduzida pois ele esta limitado a área de giro de navios de 242 metro porem a frota mundial está renovada sendo não que atende a nova demanda de navios a partir de 250 metros pois quanto maior a capacidade de carga do navio o frete se torna mais barato para o cliente, isso não vai resolver, com dragagem e derrocagem há quem acredite nessa ilusão, com o fim do fundap complicou mais ainda,o porto de águas profundas enquanto o projeto na área de praia mole não vai sair do papel pois a área pertence a Vale

Anônimo disse...

Pode mandar vir, é só atraca-lo sem giro, tire a mão do meu bolso .