quarta-feira, 16 de maio de 2012

Estado deve ser chamado para falar sobre corredores exclusivos para ônibus no CAP

Andréa Margon
O Conselho de Autoridade Portuária do Espírito Santo (CAP ES) deve convidar a Secretaria de Estado de Transportes ES para apresentar o projeto Bus Rapid Transit (BRT). A solicitação partiu de Luiz Fernando Barbosa Santos, representantes dos trabalhadores portuários auvlsos no CAP. Segundo ele, em seu requerimento, há necessidade de que o órgão executivo informe os detalhes do projeto e, em especial, a aprovação de concessão de financiamento ao governo do Estado, no valor de R$ 530,4 milhões para a obra de mobilidade urbana na Grande Vitória.


O BRT se baseia na implantação de corredores exclusivos para ônibus coletivos – proibido para o fluxo de veículos de carga. A preocupação se dá para a necessidade de olhares atentos para o desenvolvimento portuário. É que o complexo portuário capixaba, em maioria, está localizado na região metropolitana, bem como os locais de armazenagem das cargas. Com isso, o fluxo de veículos para os portos é intenso e percorre a Grande Vitória.
Luiz Fernando Barbosa Santos fez a solicitação ao presidente do CAP, João Luiz Paste. Para ele há necessidade de esclarecer que as duas modalidades devem caminhar conjuntamente e seu argumento teve por base a “competência do Conselho de Autoridade Portuária, prevista no ARt. 30, §1°, Inciso XI da Lei 8.630/93, em promover estudos com o objetivo de compatibilizar o plano de desenvolvimento do porto com os programas federais, estauduais e municipais de transporte em suas diversas modalidades”.
O requerimento partiu após reportagem veiculada no Valor Econômico.
BNDES vai financiar R$ 530 milhões para mobilidade urbana no ES

Nenhum comentário: