segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Contêiner em Praia Mole


Andréa Margon

Renato Casagrande, governador do Espírito Santo, anuncia que Terminal de Praia Mole (TPS), em Vitória, vai movimentar contêineres. Boa notícia. Isso ratifica a proposta de instalação de um porto de águas profundas, em Ponta de Tubarão. Valendo-se do Decreto 6.620/2008, o terminal privativo já opera com cargas de terceiros (direito adquirido, uma flexibilização da Lei dos Portos – 8.630/1993). Um dos motivos para o Estado é o fato de a “grande” MSC ter cancelado três rotas no Espírito Santo.
 

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Acidentes de Trabalho continuam

Andréa Margon
O número de acidentes, não fatais, aumenta nos últimos anos.
As ocorrências são nos portos e no trajeto. Segundo dados do Órgão Gestor de Mão de
Obra do Espírito Santo (Ogmo-ES), entre setembro de 2011 ao mesmo mês este ano
foram 80 ocorrências – dez por trajeto e 70 nos portos capixabas – públicos e privativos.
Isso mesmo, 70 acidentes em um ano. Isso representa mais de 5,8 acidentes/mês.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Tcham, tcham, tcham, tcham......

Andréa Margon

É com expectativa que o Espírito Santo vai continuar, sobre o tema de grande importância para o comércio exterior: a localização do porto de águas profundas. O anúncio oficial, marcado para ser divulgado na próxima segunda-feira (29) –um dia após o segundo turno das eleições municipais – teve sua data cancelada.
 
 

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Ministério Público em xeque


Andréa Margon

Denúncias e punições (ou não) são fontes de desestabilização de diversos governos mundo a fora. No Brasil não é diferente e, pela Constituição, o Ministério Público pode e deve denunciar ações ciminais e civis. Mas, há quem discorde desse poder, legalmente instituído. Hoje, no legislativo federal, existem duas ações que defendem limites para os poderes investigatórios do MP. A defesa fala da relevante importância do órgão para o povo brasileiro. O  tabuleiro está montado e o xeque-mate ameaça o MP.
 

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Alguma coisa com as eleições?

Andréa Margon

Superporto do Espírito Santo. São cerca de seis anos do lançamento da idéia, por parte dos trabalhadores portuários capixabas, e nada até agora. Recentemente, a mídia local volta a falar sobre o tema com informações, nada precisas, sobre a tão debatida localização. O “cabo de guerra”, agora, tem em suas pontas dois municípios – Vila Velha e Vitória. Outro tema em suspense é o pacote para os portos. Inicialmente previsto para se tornar público em setembro, teve a data adiada para outubro – vale lembrar que o mês, ainda, não acabou. Alguma coisa com as eleições?



quinta-feira, 4 de outubro de 2012

É ou não é?


Andréa Margon
Estado de greve. Esta é a condição dos trabalhadores portuários de todo o Brasil – avulsos e vinculados. A medida foi deliberada pelas três federações (Fenccovig, FNP e FNE) recentemente, por conta do ”pacote para os portos” que, ainda, não foi divulgado pelo Governo Central, mas já sofre com especulações sobre seu conteúdo. Há quem afirme que o texto fala em fim, progressivo, do trabalho portuário avulso no país, tal qual no exterior, principalmente na Europa.
 

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Gestão do ES será modelo para o país


Andréa Margon

As peculiaridades da gestão da mão de obra portuária no Espírito Santo foram apresentadas, na Secretaria Especial de Portos (SEP), dia 18. Essa foi mais uma etapa do plano de ações que os integrantes da Intersindical Portuária ES elaboraram para enfrentar o “pacote dos portos”, que está em desenvolvimento no Governo Central. O modelo capixaba servirá de base para implementação no restante do país. José Adilson Pereira, presidente da Intersindical, falou ao Planeta Porto sobre o encontro.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

“Yo no creo en brujas, pero que las hay, las hay”

Andréa Margon

“O Brasil precisa resolver casos pontuais referentes a investimentos”. Esta foi uma das falas da ministra da Casa Civil da República, Gleisi Helena Hoffmann, em encontro dia 05 com representantes das três federações de trabalhadores portuários. No encontro, os trabalhadores se mostraram preocupados com a boataria sobre a extinção dos Órgãos Gestores (Ogmos) e, consequentemente, o fim do trabalho avulso. A ministra negou que esteja analisando a mão de obra. Mas, admitiu mudanças na gestão dos Portos Públicos. Daí, vem a máxima de Cervantes: “Yo no creo en brujas, pero que las hay, las hay”.

 

 

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Mobilizações a vista


Andréa Margon

No artigo anterior, “Enquanto Seu Lobo não vem”, Planeta Porto falou que os envolvidos no segmento portuário caminhavam estrada a fora. E o começo da “caminhada” já mostra mobilizações. Nesta quarta-feira (29), lideranças sindicais e trabalhadores de base se reuniram e começaram a traçar as estratégias para o enfrentamento as novas medidas Palacianas que estão por vir.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Enquanto Seu Lobo não vem


Andréa Margon

 

A crise econômica mundial, que afeta o Brasil, faz com que o Governo Federal mude suas estratégias. Ele deverá investir em infraestrutura usando o artifício das chamadas licitações desertas http://www.race.nuca.ie.ufrj.br/ceae/md3txt4.htm. Enquanto seu lobo não vem, o segmento portuário vai seguindo pela estrada a fora.


sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Um mimo presidencial. Mas, para quem?


Andréa Margon


A presidente Dilma Rousseff lançou, esta semana, metade do Plano Nacional de Logística Integrada (PNLI). Sim, metade. É que o PNLI se limitou a rodovias e ferrovias, deixando para um segundo momento (não se sabe quando) a outra parte que se refere a aeroportos, hidrovias e portos. Mas, já tem gente feliz, igual “pinto no lixo”. Sim, Eike Batista, um dos empresários mais poderosos da América Latina ria a toa, mesmo antes do pronunciamento presidencial. Falou que se trata de um “kit felicidade”. Um mimo presidencial.


 

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Falta de experiência é um dos vilões para saúde e segurança nos portos


Andréa Margon

Planeta Porto retoma o debate sobre saúde e segurança do trabalho portuário. Nesta entrevista, Rinaldo Gonçalves de Almeida, coordenador Nacional do Trabalho Portuário e Aquaviário (MTE), fala sobre o trabalho realizado pelo órgão em todo o país e revela que a maior incidência de acidentes ou lesões laborais está entre os indivíduos com até 30 anos, resultado da falta de experiência no trabalho. Confira.

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Manifesto em defesa do Portus movimenta Centro de Vitória

Andréa Margon

Uma dívida aproximada a R$ 122 milhões. Esse é o valor que a Cia. Docas do Espírito Santo (Codesa) deve ao Fundo de Pensão Portuária (Portus) – valores de julho deste ano. Sob intervenção, sua liquidação já foi recomendada e, nesta quinta-feira (09), foram realizadas manifestações contrárias à decisão em todo o país. O movimento, intitulado Dia Nacional de Luta em Defesa do Portus reuniu cerca de 400 pessoas em Vitória (ES), e movimentou o Centro da capital capixaba.

 Cerca de 400 pessoas participaram do movimento

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Há muito que trabalhar

Andréa Margon
A questão da saúde e segurança do trabalho portuário foi tema de evento realizado pelo Órgão Gesto de Mão de Obra do Espírito Santo. Reunindo especialistas da área, dentre empresários, técnicos e trabalhadores portuários, foram apontadas as necessidades do setor para esse ponto. Conclusão: há muito que trabalhar.


quarta-feira, 1 de agosto de 2012

CAP nacional. Será verdade?

Andréa Margon

Ventos do serrado voltam a soprar em direção aos portos brasileiros. O que se fala por aí é que uma nova ordem administrativa, do setor portuário nacional, se monta dentro do Governo Federal. Há quem afirme, categoricamente, se tratar de uma parte do chamado “Pacotão de Agosto”. A primeira informação a vazar é a de que será criado um Conselho de Autoridade Portuária (CAP) nacional. Isso implica na retirada de poder dos CAPs regionais, criados a partir da Lei dos Portos.


quinta-feira, 19 de julho de 2012

Nos Caminhos Afro


Andréa Margon

Nos Caminhos Afro é a exposição de Pierre Verger que está no Museu Capixaba do Negro, no Centro de Vitória (ES). A mostra apresenta fotos das viagens do fotógrafo pela África e a América Latina. Dentre as imagens, o trabalho portuário dos dois continentes.



terça-feira, 17 de julho de 2012

Licitar ou não licitar, that is the question


 Andréa Margon

O setor portuário nacional está na pauta de alguns órgãos.  O Ministério Público Federal do Espírito Santo fez denúncia contra Hugo José de Lima Merçon, diretor da Cia. Docas capixaba (Codesa), por firmar contrato sem licitação, com a empresa Polimodal, para que utilizasse área portuária. Quem, também, questiona falta de licitação em contratos é o Tribunal de Contas da União (TCU). Este, em relação a um contrato firmado, também sem licitação, firmado pela Secretaria Especial de Portos (SEP). O maior problema é que promover licitação ou não tem lá suas regras e o problema continua. Licitar ou não licitar, , that is the question.


quinta-feira, 12 de julho de 2012

Portuário tem que se qualificar. Mas, e os portos?


Andréa Margon

Com o tema “O aumento da competitividade dos portos capixabas”, palestra reúne estudantes, trabalhadores e empresários, em Serra (ES), na manhã desta quinta-feira (12). Um misto de boa vontade e complascência, acrescidos de uma pitada de numerário, o evento falou sobre a importância da qualificação da mão de obra portuária no cenário capixaba. Ah... um simulador para treinamentos em equipamentos portuários, desenvolvido no Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia (Lamce/Coppe) foi apresentado. Mas, ficaram dúvidas. Portuário tem que se qualificar. Mas, e os portos?


quinta-feira, 5 de julho de 2012

Dragagem e derrocagem na Baía de Vitória, enfim, vão começar

Andréa Margon

Assinado, na tarde desta quinta-feira (05) a ordem de serviço para as

dragagem e derrocagem da Baía de Vitória. Unânimes, os presentes estavam meio que aliviados com o “enfim vai acontecer”. Segundo o ministro dos Portos, Leônidas Cristino, a obra deverá ficar pronta em 15 meses.

Auditório lotado na Cia. Docas do Espírito Santo (Codesa) e mesa formal com o ministro Leônidas Cristino, da Secretaria Especial de Portos (SEP); o governador Renato Casagrande; o prefeito de Vitória, João Coser; o presidente da Codesa, Clovis Lascosque; a deputada federal, Rose de Freitas; e a deputada estadual, Luzia Toledo.



Agora, vai


Andréa Margon


Agora, vai. Ministro dos Portos, Leônidas Cristino, estará em Vitória hoje (05). Ele vem assinar a ordem de serviço para as dragagem e derrocagem da Baía de Vitória. Ao que tudo indica essa “novela” do draga não draga vai ter andamento.






segunda-feira, 2 de julho de 2012

Porto de Pecém lança usina de ondas


Andréa Margon

Transformar as ondas do mar em energia. Este é o objetivo da usina de ondas do Porto de Pecém (CE). O projeto, pioneiro na América Latina, foi desenvolvido pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Já existem sistemas similares em Portugal, Holanda, Japão e Reino Unido. Conheça um pouco do projeto e a análise da jornalista ambiental e mestre em Comunicação, Mônica Pinto.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Em breve, alterações na NR 29

Andréa Margon

A última revisão com alterações da NR 29 foi em 2006, através da Port. nº 158, da Secretaria de Inspeção do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Agora, a Norma sofrerá mais alterações. Planeta Porto entrevistou José Emílio Magro, médico auditor fiscal do trabalho.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Acidentes e lesões laborais são realidades nos portos capixabas

Andréa Margon
Lesão corporal, perturbação funcional, ou doença produzida pelo trabalho ou em consequência dele, que determine a morte ou a suspensão/limitação, permanente ou temporária, total ou parcial, da capacidade para o trabalho. Estas são as características do acidente de trabalho que, no setor portuário brasileiro, continuam acontecendo sem que haja o devido empenho em extinguir o problema.



terça-feira, 5 de junho de 2012

Mais um capítulo da novela Falta de Logística


Andréa Margon

São necessários investimentos no setor de transporte para atender a crescente demanda do comércio exterior. Parece mais uma capítulo da novala Falta de Logística  e, há anos, nada se faz para reverter o quadro. Essa constatação, antiga, é tese do Plano Nacional de Logística de Transporte (PNLT), conforme informou Marcelo Perrupato, secretário de Política Nacional de Transportes, do Ministério dos Transportes.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Navios deixam cair mais de 600 contêineres no mar a cada ano


Ambiente Brasil

Quando o mar está muito agitado ou quando empresas declaram peso menor que o real para os contêineres que estão despachando, acidentes podem acontecer e essas grandes caixas de aço, usadas para transporte em navios em todo o mundo, podem se soltar e cair no mar.
De acordo com levantamento do World Shipping Council, grupo que congrega empresas de navegação que fazem mais de 90% do transporte de carga marítima internacional, em média 675 contêineres por ano acabam no fundo do oceano. Considerando que, em 2010, esse setor deslocou 100 milhões dessas unidades, o índice de perda parece pequeno.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Não existe fronteira na logística de transporte

Andréa Margon

A logística de transporte não pode ser limitada a fronteiras. Há de se ter integração entre estados. A afirmação é de Marcelo Perrupato, secretário de Política Nacional de Transportes, do Ministério dos Transportes. Ele participou do Seminário “Logística é Solução – Desenvolvimento: os caminhos do Brasil passam pelos portos do ES”, que aconteceu hoje (28), em Vitória.


Em se tratando de infraestrutura portuária no Espírito Santo, Perrupato reconheceu sua deficiência e disse que “o sistema de transportes tem que se adequar a logística do agronegócio, da mineração e das atividades urbanas”. As duas últimas são fortes atividades executadas no Espírito Santo.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Evento vai discutir logística portuária do ES

Andréa Margon

A logística portuária é pauta para inúmeras conversas do setor, no estado e no Brasil. Mas, em se tratando de Espírito Santo o assunto requer atenção especial. É que, com o fim do Fundap, especialistas apontam que investimentos em logística sejam a saída para não ficar fora do comércio internacional. Assim, já “popicam” eventos nesse sentido.


quinta-feira, 24 de maio de 2012

Nova derrota de Kátia Abreu

Andréa Margon

E a senadora Kátia Abreu (PSD-TO) tem mais uma derrota. O Projeto de Lei 118/2009, de sua autoria, foi rejeitado pelo relator da matéria, senador Jorge Viana (PT-AC), nas Comissões de Assuntos Econômicos (CAE), de Serviços de Infraestrutura (CI) e de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR). O PL defende a exploração de instalações portuárias particulares para uso geral. Hoje, o Decreto 6620/2008 restringe essa possibilidade, bem como a Lei 8.630/93.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Fundap - O que foi sem nunca ter sido I

Andréa Margon

Criado na década de 1970, o Fundap deveria ser aplicado em diversos setores, dentre eles a infraestrutura. Mas, não foi isso que aconteceu. Segundo Luiz Fernando Barbosa Santos, portuário conferente e representante dos trabalhadores portuários avulsos no Conselho de Autoridade Portuária Espírito Santo (CAP-ES), grande parte dos recursos foi aplicada nas áreas de cultura e constituição de empresas. “A destinação dos recursos, oriundos do beneficio fiscal, também não foi discutida com a sociedade”, efatizou Luiz Fernando.



quarta-feira, 16 de maio de 2012

Estado deve ser chamado para falar sobre corredores exclusivos para ônibus no CAP

Andréa Margon
O Conselho de Autoridade Portuária do Espírito Santo (CAP ES) deve convidar a Secretaria de Estado de Transportes ES para apresentar o projeto Bus Rapid Transit (BRT). A solicitação partiu de Luiz Fernando Barbosa Santos, representantes dos trabalhadores portuários auvlsos no CAP. Segundo ele, em seu requerimento, há necessidade de que o órgão executivo informe os detalhes do projeto e, em especial, a aprovação de concessão de financiamento ao governo do Estado, no valor de R$ 530,4 milhões para a obra de mobilidade urbana na Grande Vitória.


segunda-feira, 14 de maio de 2012

Governo Federal cria Agência para regular exportações

Andréa Margon
A criação da Agência Brasileira Garantidora de Financiamento à Exportação (ABGF) já provoca zum zum zum no Congresso Nacional. A ABGF prevê mudanças no sistema de financiamento e garantias de crédito à exportação. Sem saber, exatamente, o que pode acontecer, o empresariado do setor se preocupa em perder instrumentos que já utilizam há anos, o Fundo Garantidor de Exportação (FGE).

Com o Brasil Maior, FGE, encarregado das garantias à exportação, vai ser substituído, aos poucos, por outros fundos a serem administrados pela ABGF, segundo diretrizes de um conselho a ser criado pelo Executivo.
Mas, há quem discorde do empresariado exportador afirmando que a Agência será fundamental para o pleno desenrolar do setor reduzindo custos e agilizando o processo. E para falar sobre a ABGF, Planeta Porto ouviu Fundo Garantidor de Exportação (FGE).

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Terminais privativos podem se tornar públicos II

Andréa Margon

A decisão do Tribunal de Contas da União (TCU), de que há possibilidade de terminais privativos se tornarem públicos, chama a atenção de muita gente. Recebi telefonema, no início da noite de hoje (09), do presidente da Fenccovib (http://www.fenccovib.org.br/modules/news/article.php?storyid=3588), Mário Teixeira.

Ele relembrou que os terminais em questão foram temas de denúncia, por parte da Federação, há algum tempo.

Isso mostra quanto escancarada está à burla da Lei vigente que trata das competências que diferem terminais privativos de porto público.

Veja ainda.

Terminais privativos podem se tornar públicos

Andréa Margon

O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou prazo de 90 dias para que quatro terminais privativos comprovem que operam com carga própria, atendendo a lesgislação em vigor. Denúncia de que estariam operando com carga de terceiros foi parar no órgão e isso já provoca manifestações entre os trabalhadores portuários.
Segundo o parecer é da Secretaria de Fiscalização de Desestatização e Regulação (Sefid), as Cotegipe (BA), Portonave, Itapoá (SC) e Embraport (SP) podem ir a leilão, caso não comprovem que estão cumprindo a legislação vigente.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Justiça envolve ex-governador em esquema de corrupção no ES


BRASÍLIA - AGÊNCIA CONGRESSO

A operação "Lee Oswald" da Polícia Federal aponta o envolvimento do ex-governador do ES, Paulo Hartung, e do seu ex- secretário de Fazenda, José Teófilo de Oliveira.

Os dois são acusados de lavagem de dinheiro e compra de terrenos no município de Presidente Kennedy, concessão de benefícios fiscais às empresas Ferrous Resources do Brasil S/A, ZMM Empreendimentos e Participações LTDA e BK Investimentos e Participações Ltda.

NR 29 é aplicada nos portos brasileiros?


Andréa Margon

O setor portuário, no que se refere à saúde e segurança, conta com a Norma Reguladora N° 29 (NR29). Mas, o número de acidentes e doenças do trabalho, ainda, são elevados. Campanhas de segurança em terminais do Espírito Santo reduziram, sim, o número de acidentes, contudo, o número de afastamentos provocados por doenças do trabalho aumentou. Assim, Planeta Porto entrevistou o medito auditor fiscal do trabalho, José Emílio Magro, para saber se a Norma é aplicada na sua totalidade.
Confira a entrevista.

Ministro da SEP não dá detalhes sobre “pacote para portos”

Andréa Margon

O Cais Comercial do Porto de Vitória estava cheio. Políticos, empresários e representantes dos trabalhadores portuários acompanharam a assinatura do contrato para a tão esperada dragagem e derrocagem da Baía de Vitória. A cerimônia aconteceu nesta quinta-feira (03). O ministro Leônidas Cristino (SEP) falou pouco, tão pouco que não deu qualquer informação sobre o “pacote dos portos” que tramita em Brasília e preocupa diversos setores do segmento portuário.


quinta-feira, 3 de maio de 2012

Ministro da SEP em Vitória. Enfim a dragagem

Andréa Margon

A tarde desta quinta-feira (03) promete ser agitada na Cia Docas do Espírito Santo (Codesa). É que a empresa recebe o ministro da Secretaria Especial de Portos (SEP), Leônidas Cristino. Ele vem a capital capixaba para a assinatura da ordem de serviço para a tão esperada dragagem e derrocagem da Baía de Vitória e para a anunciar a ordem de serviços para estudos do porto de águas profundas. O governador, Renato Casagrande, já confirmou presença.
Após a solenidade, Cristino dará coletiva à imprensa. Será que ele vai falar sobre o pacote para portos? Tem muita gente preocupada com isso.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Pacote para portos

Andréa Margon
Nos últimos dez anos a movimentação de cargas, no Brasil, aumentou 67%. E isso, por sorte e persistência do brasileiro. É que, embora esse desempenho, nada foi investido em infraestrutura portuária. Pensando em mudar esse cenário o Governo Federal está desenvolvendo “pacote para portos” que pode, inclusive, ir além das questões estruturais. Em ano eleitoral, tudo merece atenção especial, já que mexer no angu já pronto pode revelar algum caroço.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Petrobrás e Eike - o amor é lindo


Andréa Margon
Em matéria veiculada pela Agência Brasil, cujo título é “Dilma e Eike Batista defendem parceria entre Petrobras e OGX”. A empresa privada pertence ao mega milionário Eike Batista.



quinta-feira, 26 de abril de 2012

Fim do Fundap e nada de novo

Andréa Margon
Fundap e crise mundial, além de uma viagem (bem rápida) pela história da economia capixaba. Estes foram os principais temas abordados pelo ex-governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, em palestra (ou seria em tom de campanha?) no Seminário Serra Sustentável 2012 – 2032, que aconteceu dia 24 de abril. Embora o tema fim do Fundap esteja em alta, Hartung se limitou a falar o que todo mundo já sabia, ou seja, perdas de mercado de trabalho e para a economia do estado. Nenhuma novidade.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

19 anos da Lei dos Portos. E aí?

Andréa Margon

A Lei dos Portos (n° 8.630/93) está com 19 anos. Mas, e aí? O que mudou ao longo desses anos? A Lei ainda provoca reações que acaloram mesas de debates, envolvendo capital e trabalho. Até mesmo alguns representantes dos trabalhadores mantém posição contrária ao marco regulatório. Com exclusividade, Planeta Porto entrevistou o presidente da Fenccovib, Mário Teixeira. Para ele, a mudança mais acentuada se vê, claramente, no perfil operacional do trabalhador portuário.

Confira a entrevista, na íntegra.
 

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Mudanças na SEP – Angelo Baptista pode ocupar lugar de Cristino

Andréa Margon

Uma coruja-buraqueira, lá do Serrado, piou para o Planeta Porto com novidade. Lembram de Angelo José Carvalho Baptista, que foi presidente da Cia. Docas do Espírito Santo (Codesa) por duas vezes? Pois ele, está de volta aos ares de Brasília. Nossa amiga rapineira contou que ele está bastante cotado para voltar ao setor público portuário, como a Secretaria Especial de Portos (SEP).
A indicação, disse a coruja-buraqueira, vem do ex-ministro da SEP, Pedro Brito, hoje a frente da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), ex-SEP, o mesmo que indicou Angelo Baptista duas vezes para a presidência da Codesa.
A informação só não confirmou se Baptista vai ou não substituir Leônidas Cristino, hoje ministro da SEP. Mas, já tem muita gente torcendo para que isso aconteça.

Cadê o contêiner?

Andréa Margon


É o fim? O fim do Fundo de Desenvolvimento de Atividades Portuárias (Fundap)? O Senado aprovou a mudanças e a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) das importações caiu de 12% para 4%. Para saber como ficam as empresas Fundapianas no Espírito Santo, conversei com o presidente do Sindicato das Agências de Navegação Marítima do Espírito Santo (Sindamares), Waldemar Rocha Júnior. Ele avalia que o impacto na economia capixaba será em todo o segmento logístico, havendo redução de escalas de navios, principalmente na movimentação de contêineres.


Docas do Brasil, ainda, resistem

Andréa Margon

As Cias. Docas de todo o Brasil dão sinais de desgastes estrutural e financeiro. São empresas públicas que, ao longo dos anos, vêm se envolvendo em escândalos e apresentam resultados negativos. Planeta Porto entrevistou Luiz Fernando Barbosa Santos, conferente de carga e descarga, assessor técnico da Intersindical da Orla Portuária ES e representante dos trabalhadores avulsos no Conselho de Autoridade Portuária de Vitória e Barra do Riacho. Para ele, o ponto mais importante passa pela não consolidação da figura da Autoridade Portuária.